sábado, 23 de março de 2013
Estamos sozinhos no Universo?
Pensem bem: O Universo é muito grande, muito mais do que podemos imaginar, somos um, em oito planetas orbitando uma estrela de tamanho médio, existem mais de 200 bilhões (200.000.000.000) de estrelas na Via Láctea, tem algumas teorias que sugerem que seja 400 bilhões.
Mas a Via Láctea é um entre 100 bilhões de outras galaxias, algumas são gigantescas, milhões de vezes o tamanho da Via Láctea, e algumas menores.
Vamos imaginar que cada uma dessas 100 bilhões de galaxias tenham 200 bilhões de estrelas como a Via Láctea, teríamos cerca de 20.000.000.000.000.000.000.000 de estrelas, algumas maiores e outras menores que o Sol, a Grande maioria com possibilidades de ter planetas, muitos com planetas parecidos com a Terra, vários com VIDA, e também alguns com vida inteligente.
Então eis a questão, "estamos sozinhos no Universo? E se não, aonde eles estão? eles já tem o conhecimento da nossa espécie? como eles são? chegaremos algum dia lá? ou eles chegaram aqui primeiro? e vamos nos encontrar algum dia?" essas perguntas, não tem resposta e creio eu que por um bom tempo não teremos nenhuma dessas respostas.
Anã Branca
Uma anã Branca se forma quando uma estrela de até 10 vezes a massa do Sol "morre".
Quando a estrela sai da sequencia principal, ela aumenta de tamanho e pode chegar até 20 vezes o tamanho original, essa fase se chama "Gigante Vermelha", em quanto isso, como ela não tem mais hidrogênio para converter em hélio, ela começa a transformar hélio em carbono, carbono em silício... até chegar ao Ferro, quando ela termina a fase de Gigante Vermelha, ela começa a diminuir de tamanho e aumentar sua densidade, liberando material e formando uma Nebulosa Planetária, no final, isso resulta em uma estrela pequena, fria e incrivelmente densa, Chamada anã Branca.
Betelgeuse
A Betelgeuse é uma estrela Gigante Vermelha, ela está localizada na constelação de Orion o Caçador, ela é uma das maiores estrelas já encontradas na Via Láctea, e ela pode explodir A QUALQUER MOMENTO!! na verdade ela já pode ter explodido, mas como ela está a 640 anos-luz da Terra, o brilho da explosão dela chegara a Terra 640 anos depois de ter explodido.
A Lua
A lua é o único satélite natural da Terra conhecido, ela é a 4° maior Lua do Sistema solar, a Maior é a Ganimedes(Lua de Júpiter) 2° Titã(Lua de Saturno) 3° Calisto (Lua de Júpiter).
A Lua está a aproximadamente 384.000 Km de distância da Terra e é o objeto mais brilhante do céu noturno.
Ela foi criada logo após uma colisão entre a Terra e um outro planeta, mais ou menos do tamanho de Marte! o impacto foi tão forte e tão violento que o planeta foi completamente destruído, e também foi arrancado um pedaço da Terra, e esses destroços foram se acumulando e em poucos anos, a Lua foi formada.
A Lua causa um efeito principalmente notado no litoral, o conhecido como "efeito de maré", pois a gravidade da Lua em determinados dias e horas, atrai a água do mar, fazendo ele subir um pouco, a Lua além de tudo isso controla o ângulo da Terra (23°), sem ela, a Terra provavelmente não teria esse controle, ela poderia até girar deitada, deixando os pólos mais ou menos onde é a linha do equador!
Creio eu que todo mundo já se perguntou: "porque a Lua te crateras?"
Bom, todas essas crateras foram formadas por impactos de cometas e asteroides, mas como a Lua não tem uma atmosfera como a da Terra, essas crateras acabam sendo permanentes, em quanto na Terra elas somem com o passar de milhares de anos.
O Universo
O Universo é uma coisa excepcional, cada coisa que descobrimos sobre ele é uma nova forma de pensar e refletir.
Com o passar dos anos e séculos, o homem descobriu muitas coisas sobre o universo, a maioria mudou o jeito de pensar nele...em nós mesmos!
Lembrando que somos apenas um cisco no universo, uma agulha no palheiro, mas, além de tudo isso, somos uma forma que o universo descobriu para se auto-conhecer, o destino da humanidade, sem dúvidas, é conquistar as estrelas, viajar para o infinito, e além.
O futuro, não começa daqui a séculos, aliás, ele já começou, somos o futuro, a cada geração que passa, vamos ficando mais e mais inteligentes e conquistando coisas que pareciam impossíveis, tanto na astronomia, quanto as outras áreas da ciência.
Ninguém sabe dizer ao certo o futuro da humanidade, mas há alguma coisa lá longe que sentimos ser o futuro para nós, e provavelmente, eles devem estar pensando ainda mais no futuro, e assim por diante...
Assinar:
Postagens (Atom)