Como não existe gravidade no espaço (força de atração presente nos astros que mantém tudo grudado na superfície), o banho é bem diferente do que ocorre na Terra. No ônibus ou estação espacial não há chuveiro. Mesmo assim, o astronauta não fica sem se lavar.
NASA Johnson Space Center (NASA-JSC)
Viver na apertada cabine do ônibus espacial ou da Estação Espacial Internacional por semanas ou meses pode ser bem desagradável se os astronautas não tiverem cuidado com a higiene pessoal. A sujeira pode espalhar germes - que se multiplicam mais rapidamente no espaço - causando doenças.
Entretanto, lavar-se no espaço pode ser um desafio. Para se manterem limpos, os astronautas do ônibus levam um kit de higiene pessoal que inclui escova e pasta de dentes, fio dental, pente e lâmina de barbear, entre outros itens.
O banho acontece uma vez por dia e pode ser realizado de duas maneiras. Uma delas com toalhas molhadas ou esponjas umedecidas com sabão especial, que não precisa ser retirado da pele.
Outra opção é entrar em um grande cilindro de plástico para impedir que a água flutue e se espalhe pela nave. Com um spray, eles se molham e depois usam um aspirador especial para sugar a água do corpo.
Os astronautas trocam de camisa, meia e roupas íntimas a cada dois dias, e de calça uma vez uma semana. Como não há nenhuma máquina de lavar a bordo, as roupas são descartáveis – eles simplesmente colocam suas roupas sujas em sacos plásticos que são jogados fora.
Além de se manterem limpos, os astronautas têm que manter a limpeza no ônibus espacial. Eles se revezam nas tarefas domésticas que incluem recolher o lixo e limpar o refeitório, as paredes, o assoalho e os filtros de ar. Para limpar, eles passam um detergente líquido chamado biocida nas superfícies e depois secam com um pano. Os astronautas usam um aspirador para limpar os filtros de ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário