quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Sol, O Astro Do Verão

Começamos o ano em plenos 40 graus. Uns adoram o verão, outros preferem o fresquinho do inverno. Porém, a verdade é que nosso Sol faz o dia brilhar mais bonito em qualquer estação.  


Aqui no Brasil temos a sorte de ver bastante Sol ao longo do ano. Mas ainda há muito a saber: assista ao vídeo sobre a estrela que traz calor, energia e luz para os planetas que giram ao seu redor
Uma mínima alteração de 23 graus de inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol pode gerar verões úmidos ou invernos congelantes! Por menor que seja, pode ser um efeito devastador!
  
Apesar da radiação ultravioleta nos atingir, causando alguns problemas de saúde, outros raios solares são desviados para os pólos. Isso cria espetáculos: as auroras! Assistam essa beleza! 





CONFIRA TAMBÉM NOSSOS VIDEOS À DIREITA>>>>


Há uma bomba de hidrogênio perpétua explodindo no centro do nosso sistema solar ... com explosões mega-toneladas em erupção a cada segundo ... é a nossa estrela mais próxima, o sol.
O sol queimou brilhante, pelo menos, quatro anos e meio bilhões de anos e é a fonte de praticamente toda a energia da Terra. Toda a vida depende disso. Embora possa parecer uma bola gigante de fogo ... o sol é realmente uma esfera irregular superaquecida de hidrogênio e gás hélio alimentado por reações termonucleares. Em um processo chamado de fusão, os núcleos atômicos em núcleo do sol continuamente colidem e se fundem, liberando enormes quantidades de energia.
Apesar de sua temperatura central atinge 27 milhões de graus centígrados ... e é grande o suficiente para acomodar mais de um milhão de Terras ...
Como estrelas vão, o sol é apenas média. Há muitos que são muito maiores e menores, até mesmo em nossa própria galáxia da Via Láctea.
Enquanto o sol pode ser normal em relação a outras estrelas, a Terra é um de um tipo. A vida nunca poderia sobreviver sem ele.
Gravidade do Sol mantém a Terra em uma órbita estável, impedindo-a de arremessado para o espaço.
Ele cria tempo e do clima de suporte de vida da Terra.
Seus poderes de luz da fotossíntese que as plantas precisam para crescer, o que por sua vez produzem o alimento e oxigênio que os animais precisam de comer e respirar. O sol é cerca de 93 milhões de quilômetros da Terra. Para lhe dar uma idéia de que a distância incrível, leva 8 minutos para que a luz do sol para atingir os nossos olhos.
Mas, mesmo a essa distância o sol tem efeitos dramáticos sobre a Terra. Tome as estações do ano, por exemplo. Um mero 23 graus de inclinação do eixo da Terra em direção ou para longe do sol significa a diferença entre verões úmidos e invernos congelantes, por isso mesmo a menor mudança no sol pode ser devastador para a Terra.
De tempos em tempos, os cientistas podem obter um vislumbre notável do poder do sol, quando as explosões de energia, como erupções solares e ejeções de massa coronal erupção do sol em mais de um milhão de quilômetros por hora e correr em direção à Terra. Estes picos de energia têm nocauteado satélites, causado apagões maciços e poderia ser fatal para os astronautas já que eles podem danificar as células do corpo .... Campo magnético da Terra geralmente pode proteger-nos da maioria das partículas do sol ...
... Mas eles ainda podem ter um efeito bastante espetacular aqui na Terra. Quando fortes ventos solares atacar o nosso campo magnético, as partículas são desviadas para baixo em direção aos pólos. Eles colidem com a atmosfera e criam magníficos espetáculos de luz chamadas auroras. Mas nem todos os raios do sol são desviados pelo campo magnético da Terra, como qualquer um que já passou muito tempo na praia pode atestar. A radiação ultravioleta do sol destrói a camada externa da pele e danos dos vasos sanguíneos abaixo, provocando queimaduras solares. Exposição solar repetida ao longo do tempo pode danificar a pele de forma permanente e até mesmo causar câncer. Ele também pode causar sérios danos aos olhos. Vestuário, protetor solar, óculos de sol e pode ajudar a proteger contra os raios nocivos. Poderosa como eles são, reações nucleares do sol não vai queimar para sempre. Aproximadamente cinco bilhões de anos o sol vai queimar a sua fonte de combustível e inchar a que é chamado de gigante vermelha. Neste ponto, o sol pode engolir a Terra. Mas isso é um longo tempo longe, eo sol continua como uma fonte de energia para a vida poder no nosso planeta. Nós simplesmente não poderia viver sem ela.
O sol é a estrela no centro do sistema solar e em torno do qual a Terra e os outros planetas giram e do qual eles recebem calor, energia e luz.
Fonte: © National Geographic Society

#GodoyMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário