sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sonda Horrizon.


 Jovens estudantes da cidade de Amparo – SP, sob direção do aluno do segundo ano do ensino médio Francesco Lena, iniciaram um projeto de exploração espacial – Projeto Cirrus – onde lançarão uma sonda equipada com câmeras e uma série de sensores à uma altitude de mais de 30Km, na estratosfera, com o objetivo de filmar e fotografar a escuridão do espaço e a curvatura da terra e estudar um ambiente de atmosfera rarefeita e gélida que pode chegar a -80 graus célsius, através de um balão meteorológico.

  O Projeto seria basicamente o seguinte: Um balão meteorológico cheio de gás hélio levando uma cápsula contendo varias câmeras, um computador de bordo em plataforma arduino equipado com vários sensores e um localizador GPS flutuaria até altas altitudes onde o ar seria tão rarefeito a ponto de as diferenças de pressão entre os meios internos e externos ao balão serem tão grandes que o balão estouraria, caindo até o reinicio da faixa densa de atmosfera, onde um paraquedas traria a carga útil de volta ao solo em segurança onde uma equipe de resgate já estaria em espera com base em localizações calculadas e dados precisos do 

localizador GPS.

Cometa Ison, não Icaro nem Fenix, mas sim Sísifo




C/2012 S1 (ISON) é um cometa rasante descoberto em 21 de setembro de 2012. Um tanto curioso nesses últimos dias andou pregando peças à comunidade científica. Pois a quem não saiba, há como prever algumas coisas sobre os cometas, como sua trajetória e o que esperar dele, como se será visível e seu brilho. 
Mas Ison ao qual prometia, ou ainda promete, ser o cometa do século é um cometa bem instável. Seu brilho não correspondeu ao que era previsto inicialmente, e nesse último dia pregou a grande peça.
Em sua trajetória, havia hora e data para sair de trás do disco da SOHO, que é uma sonda que mede as intensidades solares, entre outras coisas. O cometa demorou para sair, então concluiu-se ( precipitadamente) que o mesmo havia se vaporizado totalmente.
-Cometa Ison, nos deu uma grande lição. Dizia a comunidade científica, nos lembrou a Ícaro era filho de Dédalo. A quem não conhece a história  Dédalo e Icaro preso em um labirinto  construíram asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e penas de gaivota. Dessa forma conseguiu fugir. Antes, porém, alertou ao filho que não voasse muito perto do sol, para que esse não pudesse derreter a cera das asas, e nem muito perto do mar, pois esse poderia deixar as asas mais pesadas. No entanto Ícaro não ouviu os conselhos do pai e tomado pelo desejo de voar próximo ao sol, acabou despencando e caindo no mar Egeu. Era o Fim do Cometa Ison.