domingo, 11 de maio de 2014

O camaleão e sua camuflagem.

  O mimetismo é a capacidade de imitar o ambiente, para se confundir com ele. E um dos seres vivos mais famosos que tem essa capacidade é o camaleão.

  O camaleão é um réptil escamoso da família dos lagartos, são conhecidas cerca de 160 espécies de camaleões, sendo que, a maior parte mora na  Africa.


   Os camaleões têm a habilidades de se disfarçar no ambiente em que estão. O comprimento desses  répteis é de geralmente 60 cm, podendo atingir um metro de comprimento. Possui patas fortes e uma crista que vai da nuca a cauda.   Eles se alimentam principalmente de folhas, futas e gafanhotos, louva-a-deus, borboletas e outros insetos, isso é possível graças a sua língua e sua visão, a língua tem cerca de um metro e é muito rápida. Os olhos têm uma capacidade de observação incrível que lhes permite ver 360° ao redor do seu corpo ,  Além de um instrumento de defesa, a camuflagem favorece a comunicação entre os camaleões. Alteração na luz, de humor, ou da temperatura do animal fazem com que ele mude de cor.



  Os camaleões possuem células especializadas em duas camadas sob a sua pele externa transparente. As células na camada superior, chamadas de cromatóforas, contém pigmentos amarelos e vermelhos. Abaixo das células cromatóforas há outra camada e células: as guanóforas, que contém uma substância cristalina e incolor (a guanina). Os guanóforos refletem, entre outras, a cor azul da luz incidente. Se a camada superior de cromatóforas for amarela, a luz refletida se torna verde (azul + amarelo). Uma camada de pigmento escuro (melanina) contendo melanóforos está situada ainda mais profundamente, abaixo das guanóforas refletoras de luz azul e branca. Estes melanóforos influenciam o brilho e a claridade da luz refletida. Todas essas diferentes células pigmentares podem relocar seus pigmentos, influenciando assim a cor da luz que é refletida.   

        




Obrigado por ler! :)





#ÍcΔrus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário