quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Você sabe o que é uma supernova?




   Uma supernova é a morte explosiva de uma estrela, quando a luta gravidade VS energia do núcleo acaba com a vitória da energia do núcleo.

   
   Supernovas somente ocorrem em estrelas acima de 10 vezes a massa do nosso Sol, então não fique preocupado, o Sol não irá explodir.
   Ela também é um dos fenômenos mas brilhantes que existem no Universo, podendo expulsar até 90% do material da estrelas para o espaço que, desse "resto" da estrela, podem surgir novas estrelas, sendo assim, a supernova é um elemento crucial no ciclo de vida das estrelas.

Como ela ocorre? e quando?

   Normalmente, as estrelas tem uma fusão de hidrogênio em hélio, ou seja, alguns átomos de hidrogênio se fundem para formar um único átomo de hélio, liberando muita energia, luz e calor.
   Quando o hidrogênio no núcleo da estrela chega ao fim, começa uma fusão de hélio em elementos mais pesados como carbono, nitrogênio, oxigênio etc. Esses elementos, por serem mais densos e estarem um um lugar mais denso, começam a liberar muito mais energia que o hidrogênio jogando as camadas exteriores para mais longe. Quando mais fusão o núcleo faz, mas denso ele fica, ficando mais denso ele libera ainda mais e mais energia até que chaga um momento que a gravidade não aguenta mais a força do núcleo e deixa escapar para o espaço as camadas exteriores para o espaço em uma enorme velocidade e liberando um brilho intenso que pode até ser mais brilhante que uma galáxia inteira!
 As supernovas são relativamente raras em nossa galáxia, mas já foram observadas algumas supernovas, um bom exemplo é a nebulosa de Caranguejo(M1 ou NGC 1952) que foi descoberta por John Bevis em 1731, e está localizada a aproximadamente 6 500 anos-luz da Terra, na constelação de Taurus.
 Quando ela explodiu, lançou quase toda sua matéria para o espaço interestelar, restando apenas um pequeno núcleo maciço com um diâmetro de 28 a 30 Km.

Nebulosa de Caranguejo, descoberta por John Bevis
em 1731.

Qual a importância das supernovas para o Universo?

 A supernova é mais do que uma simples explosão, seria uma espécie de "reprodução" assexuada das estrelas, o melhor exemplo que temos é o nosso próprio Sol. A alguns bilhões de anos atrás, uma estrela muito maciça, dezenas de vezes a massa do Sol explodiu numa supernova e seu material foi ejetado para muito longe, até que um pedaço dela sofreu um abalo gravitacional e começou a girar, girar e girar, até que formou o nosso Sol e, posteriormente os planetas e os outros objetos do Sistema Solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário