quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A invenção da internet.


A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.


                                           E quem inventou a internet?


Paul Baran foi um dos inventores da rede de comutação de pacotes.
                                                        
Donald Watts Davies CBE FRS foi um informático britânico. Co-inventor da comutação de pacotes.



                                E o que eles queriam com a internet?


“Esse será o nosso melhor meio de defesa” – acredita Paul. “Com o tempo, a Internet irá melhorar bastante e espero que seja o meio de comunicação mais rápido e mais usado. Meu objetivo é continuar trabalhando nesse projeto para que ele seja mais acessível do que a televisão e o rádio e para que possa ser usado em todo o mundo, e não somente nos Estados Unidos” –

                              O que a internet se transformou nos anos 1990?


Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.

Obriago Paul Baran e Donald Watts pela criação da internet. 








#ÍcΔrus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário